sábado, 27 de dezembro de 2008
FLOR EM MUSSELINE
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
BORBOLETA DE FUXICO
terça-feira, 25 de novembro de 2008
TECNICA COLONIAL MINEIRA
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Luminaria em linha
LUMINÁRIA EM VIDRO DE PALMITO
Papel decorado
Modo de fazer:
Faça 3 furos na tampa do vidro de palmito: dois para prender o soquete e outro para passar o fio elétrico.
Faça a instalação elétrica no soquete e prenda-o no lado de dentro da tampa, passando o fio pelo furo central.
Faça vários furos na tampa ao redor do soquete, para obter ventilação.
Faça a instalação do interruptor no fio e atarraxe a lâmpada eletrônica.
Encape o lado externo do vidro com o papel decorado e encaixe o vidro na tampa.
Está pronta sua luminária!
Dicas e variações:
1) Você pode colocar uma base de madeira, mas não esqueça de deixar abertos os furinhos para ventilação. Use somente lâmpada eletrônica para não esquentar muito.
2) De ponta cabeça, a luminária vira um lustre.
3) Se for pendurar no teto, pode ser feito com uma garrafa pet, cortada ao meio. Proceda da mesma forma que com o vidro de palmito.
Fonte: www.instructables.comquarta-feira, 19 de novembro de 2008
LACA ORIENTAL CERÂMICA
terça-feira, 18 de novembro de 2008
LACA MEXICANA
CERÂMICA FALSO VITRIFICADO
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
FONTE EM BAMBU
TER UM AMBIENTE HARMONICO É O IDEAL DE TODAS AS PESSOAS QUE TAL TRANSFORMAR UM CANTINHO DE
SUA CASA NUM LUGAR DE MUITA PAZ E HARMONIA
MATERIAL
- 3 pedaços de bambu com tamanhos diferentes - bandeja plástica para vaso - bambu fino - corda de sisal - serra - flores artificiais - cascalho - furadeira - mangueira plástica - pincel - bomba para fonte - régua - caneta - lixa
MODO DE FAZER
- Com a serra, cortar a bambu em tamanhos diferentes, para que tenhamos um efeito bonito, vamos fazer 3 reservatórios de água - Com a furadeira e uma broca na medida do bambu fino, vamos furar 2 reservatórios (os 2 maiores), para que possamos encaixar o bambu fino que será cortado com tamanho de 2cm, e será encaixado nesse furo - Vamos colocar o motor no reservatório menor onde sairá a mangueira plástica e será levada até o reservatório maior, amarrar os 3 reservatórios de forma que fique bem presos, utilizando uma corda de sisal - Montar a fonte em uma bandeja plástica e decora-la a gosto com pedras e plantas artificiais - Esta bandeja poderá ser pintada, para dar um belo efeito* Gisele Morais - Artista plástica
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Flor em Palha de Milho
FLOR DE JUTA

quarta-feira, 12 de novembro de 2008
PASSO A PASSO MURAL COLOR MARCHETARIA
2Lixe toda a peça que receberá a marchetaria fácil com uma lixa (grão 150).
3Meça a marchetaria fácil e a peça para fazer um primeiro corte que facilite centralizar o desenho na hora da aplicação. Caso a marchetaria fácil seja menor que a superfície a ser revestida, utilize fita crepe para unir mais marchetaria fácil.
4Aplique cola à base de PVA com um pincel chato na marchetaria fácil (no lado sem fita crepe) e na superfície que receberá o revestimento (madeira ou caixa de MDF). (Como a foto 1). Aguarde por duas horas (ou mais), até que a cola seque totalmente.
Obs.: Isto é importante para evitar rachaduras.
5Coloque a marchetaria fácil sobre a madeira com a fita crepe, virada para cima. (Como a foto 2).Cubra com uma folha de papel a marchetaria fácil, este procedimento evita que a madeira queime ou escureça.
6Com um ferro de passar roupa (sem vapor e na posição 1 ou 2) pressione a marchetaria sobre a madeira, com um pouco mais de pressão e tempo que se utiliza para passa roupas grossas; evite aplicar muito calor ou prolongar a aplicação, para que a marchetaria fácil não rache. (Como a foto 3).
Obs.: Repasse uma vez mais na bordas.
7Retire a fita crepe (Como a foto 4). Se necessário, limpe os resíduos de cola da fita com aguarás ou thinner.
8Corte com estilete as sobras da marchetaria fácil (como a foto 5).
Conheça osmodelos disponíveis:
9Lixe com uma lixa grossa (grão 100) e depois com a fina (grão 150). (Como foto 6).
10Aplique com pincel macio, de 3 a 4 camadas de Verniz Fosco Color; espere secar bem e lixe (grão 220) entre uma demão e outra. (Como a foto 7).
11Quando o verniz estiver seco, escove bem com o lado verde de uma bucha para lavar louças (Scotch Brite), até que a superfície fique lisa e nivelada, eliminando as marcas do pincel (Como foto 8).
12Aplique cera Microcristal ou Diluente Sólido Mural Color espere secar por 20 minutos.
13Lustre com um pano ou flanela seca. MARCHETARIA
Lâminas de madeira
As lâminas de madeira são cortes, em espessura extremamente fina, feitos em troncos de árvores cozidos ou em composto (em cuja composição entra a própria madeira que será, em termos, copiada). Praticamente todos os móveis e peças em madeira recebem um acabamento com essas lâminas, e cada vez mais se usa a lâmina originada de compostos devido a largura e perfeição da massa.
A lâminas mais caras são as obtidas da raiz da árvore, a rádica, imperfeita por apresentar furos e de preço elevadíssimo. As lâminas de rádica também estão sendo produzidas a partir de compostos. A melhor imitação da rádica, natural é claro, é a imbuia crespa.
A Itália sempre foi o grande produtor de lâminas, com grande qualidade. São fábricas imensas com uma alta produção e que atende o mundo todo, principalmente o mercado americano. A soliarte está vendendo os laminados compostos provenientes, em sua maioria, da China.
Cabe ressaltar, que as lâminas de Mogno estão em falta no mercado devido a proibição da derrubada dessas árvores de grande porte, com fiscalização rigorosa.
Dicas básicas de Marchetaria
Como cortar e preparar tiras marchetadas
Para cortar no sentido dos veios da lâmina é só utilizar um estilete de qualidade, com o auxílio de uma régua (melhor de aço).
O problema é cortar no sentido contrário dos veios, pois com facilidade pode-se estragar ou quebrar a lâmina. A solução é utilizar fita crepe para proteger a placa, como na foto ao lado.
Coloque a fita crepe sempre do lado direito da lâmina, ou seja, o que não será colado (o mais liso).Corte sempre com muito cuidado passando o estilete por duas ou 3 vezes sobre a placa, sem aplicar muita força.Segure a régua com firmeza. 
Após colar na fita crepe, tenha muita cautela ao cortar as tiras, com largura de 1cm. Passe o estilete várias vezes para cortar, sem quebrar, os pedaços das lâminas (quadradinhos mesclados).
Serão produzidas várias tiras marchetadas. Se sobrar, guarde para utilizar em trabalhos futuros.
Para colar:
Utilize cola branca para madeira ou cola de contato. A mais usada é a cola de contato. Para colar radica ou imbuia crespa, por ex., utilize cola de contato a base de água.
Móveis populares de fabricação moderna em série
Grandes empresas revendedoras de móveis e produtos populares automatizaram a produção, diminuindo custos e simplificando a produção dos móveis e peças em madeira. A partir de equipamentos fabricados na Itália, principalmente, uma linha de montagem produz em série. A qualidade é menor, ou seja, são peças com durabilidade curta.
O corte das madeiras (aglomerados) é totalmente feito em máquinas. Os laminados não passam de papéis especiais com o desenho de inúmeras madeiras nobres e linheiro. Os "papéis" são colados nos aglomerados, se assim o podemos dizer, e a proteção depende de vernizes de alto poder de cobertura e resistência. Outra opção utilizada são as modernas impressoras que imprimem em madeira os variados tipos de veios. Tudo automatizado.
Curiosidades sobre madeiras
Mogno Brasileiro (Brazilian Mahogany) - Swietenia macrophylla (foto ao lado)É uma árvore presente em grande parte da Floresta amazônica, Mato Grosso e Goiás, atingindo aproximadamente 40 metros de altura. Seu crescimento é rápido. A cor da sua madeira tem coloração pardo - avermelhada. É utilizada principalmente na produção de móveis e trabalhos artesanais. Suas lâminas são de cor exuberante.
Existem diversos tipos de madeira, começando na balsa que é super leve (aeromodelismo) até madeiras duras que servem de base para casas de madeira. No artesanato você pode trabalhar com qualquer tipo de madeira, que se adeqüe ao seu projeto. O preço da madeira é o que normalmente ajuda a definir, nem sempre podemos usar a madeira desejada.
A palavra madeira designa toda parte que assume forma lenhosa numa árvore, seja no tronco, raiz ou ramos. Existem duas classificações para as madeiras:Madeira de lei - dura e resistente. Pode ser exposta às intempéries. (álamo, carvalho, faia, nogueira, olmeiro). Nas regiões tropicais acaju, andiroba, jacarandá, louro, mogno;Madeira mole (branda) - abeto, araucária, cipreste, pinheiro. Existem madeiras moles que apresentam dureza maior que as duras.
Jenipapeiro (Marmaladebox Genip) - Genipa americana - Árvore baixa ( 14 metros de altura) e grossa, nativa do Brasil. A madeira clara é utilizada na produção de móveis, raquetes e esculturas.
Jacarandá mimoso (Carob Wood) - Jacarandá mimosaefolia - Crescimento rápido atingindo até 15 metros de altura. Na primavera e verão fica recoberta de flores arroxeadas. Sua madeira é utilizada na produção de móveis e trabalhos em torno.
Jacarandá da Bahia (Brazilian Rose Wood) - Dalbergia Nigra - Atinge até 12 metros de altura. É uma das espécies de lei mais apreciadas. Sua madeira é resistente, sendo utilizada na produção de cabos de faca, escovas, móveis de luxo e pianos.
Ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha) - Árvore símbolo do Brasil. Sua toras atingem de 8 a 10 metros de comprimento. É muito resistente ao ataque de cupins. Não é árvore de madeira de lei. É utilizada em madeiramento de carrocerias e tacos para assoalhos.
A grande variedade disponível de tipos e cores de madeira, desde o marfim que é clara até o negro acetinado da castanheira e do ébano, podem ser utilizadas para entalhe com resultados formidáveis. O entalhe é uma arte amplamente conhecida. Ferramentas básicas: faca, goivas e formão.TUDO SOBRE DECOUPAGEM
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
BANDEIJA COM FILIGRANA
FALSA MARQUETARIA
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
GUIRLANDA DE CDS USADOS- RECICLAGEM
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Galinhas D'Angola e Garças
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
LUMINÁRIA COM BOLINHAS DE GUDE
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
JARDIM ZEM
TEXTO E MODELO RETIRADO DO SITE
www.utilisima.com.ar
Material placa de compensado com 20 x30cm com1,5 cm de altura.
2 sarrafos de madeira de 30x5 cm de alturae largura de 2 cm
2 sarrafos de 24 x x5 cm de altura é largura de 2cm
retângulo de isopor de 16 x18 x2 cm de espessura
2 quadrados de isopor de 6x6x2 cm de espessura
cola de isopor
fita crepe
faca
gesso.
Desmoldante ou óleo
Lixa média é fina.
Tinta acrílica preta
1,5 mts de fio de algodão vermelho missangão ou contas
Pregar nas laterais os sarrafos de madeira,passar afita crepe para ajudar a unir.
Colar sobre o compensado os pedaços de isopor conforme o modelo pronto acima.Pincelar em todo o fundo é no isopor desmoldante ou óleo.
Em uma vasilha preparar o gesso,colocando 2 partes de gesso é uma de água,misturar bem é despejar no molde,dando pequenas batidas para tirar as bolhas.Preencher todos os espaços,deixar secar por 24 horas.
Depois de seco,desmoldar o trabalho é com uma faca,ir retirando o isopor é tirar da base de compensado.Com a lixa deixar a superfície bem lisa,pintar com a tinta acrílica preta,na base colar uma placa de Eva de 20x30cm.Decore com um cordão vermelho é arremate com as missangas.Colocar no interior do retângulo areia fina é algumas pedrinhas,nos dois retângulos menores decore com vela,pedrinhas é flor artificial.Use um pedacinho de madeira,cole pedaços de palitos de churrasco para fazer um mini rastelo cole um pedaço maior de palito para fazer o cabinho, é use o rastelo pra fazer os arabescos na areia.Você pode também usar quadrinhos de mdf já no formato fazendo somente as divisões internas,ou usando velas quadradas para fazer os espaços menores,enfim o importante é a idéia do Jardim.NOTA: O jardim Zen,. Também chamado de jardim seco simboliza a busca interior da auto compreensão humana,a harmonização .É um lugar de meditação e bem estar. A idéia é imitar mediante suaves movimentos do rastelo a água em seu movimento junto as pedras que emergem do mar,representadas aqui pelas pequenas pedras é a onda na areia,que equivalem ás ondas do mar.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Guirlanda By Mary
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
PINTURA EM VIDRO
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
DICAS ÚTEIS PARA PINTURA EM TELA
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
PAPIER MÂCHÉ
FAZENDO UM STENCIL
sábado, 18 de outubro de 2008
RECICLAGEM- GUIRLANDA DE LATINHAS
TOPIARIA -ARVORE DE NATAL COM CRAVOS
TECNICA PASSADA POR FERNANDA DOMINGUES DO YAHOO GROUPS AMIGAS_E_ARTESANATOS
FILETADOR DE PET
Na comunidade Artesanato passo a passo, a Sandra gentilmente disponibilizou estas informações, o vídeo eu pesquisei espero que ajude a quem precisa filetar pet. MEUS AGRADECIMENTOS TAMBÉM AO MANOEL QUE DISPONIBILIZOU O PAP DESCRITO ABAIXO.
POSTADO NA ÍNTEGRA.
http://blogarrafapet.blogspot.com/2009/01/garrafa-pet.html AI VAI O LINK PARA O PROJETO DO FILETADOR
Segue o e-mail que recebi do pessoal do fletador:Os filetadores do mercado custam caro e tem muitas limitações, estou te mandando gratuitamente o uso e o projeto de um que você poderá confeccionar com material reutilizável quase de graça,é só usar um retalho de compensado 10 X 5 CM, uma lâmina de estilete pequeno, ou um pedaço de serrinha, cegueta, afiada em esmeril, o regulador e a proteção vai fazer com um pedacinho de trilho de cortina, vai cortar com facilidade com uma tesou forte, afiada, o projeto é bem simples e você não terá dificuldade de executá-lo, qualquer duvida pode escrever, fique a vontade.Por favor divulgue a ferramenta, assim como você tem um monte de gente e instituições que não podem comprar o filetador que é caro, ponha o depoimento do projeto em um BLOG de artesanato, pode ser o que viu, ficarei muito grato e assim você vai ajudar na divulgação e tornar acessivel a todos, é tão simples que você poderá pedir para cada um fazer o seu, você passa o uso e o projeto...Qualquer duvida pode escrever, prazer em conhecê-la, abraço solidário.Manoel
PS: Sou sociólogo e educador ambiental, trabalho com ecodesign e para aprender mais sobre artesanato com reutilizáveis é só pesquisar no GOOGLE, ponha o titulo do que quiser e pesquise, tem um monte de sitio, caso não consiga localizar me escreva que te passo, isso é cooperativismo, trabalho em rede, economia solidária...









