quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Flor em Palha de Milho

Pesquisando na internet,achei estas flores, e pedindo licença estou divulgando.Aproveitando para dar os parabéns o site esta lindo e muito util as tecnicas lá disponibilizadas

Flor em Palha de Milho Continuação

Flor em eva embalagem de bombons

FLOR DE JUTA

www.programaartebrasil.com.br Artesão (a): Abigail Leone Exibição: 18.10.2007 Contato: (11) 6241-1464 E-mail: abigail.leone@hotmail.com Materiais: Você encontra estes materiais na Telanipo. Televendas: (11) 6693-4471 www.telanipo.com.br- Retalhos de Juta- Arame trançado- Fita Floral na cor verde- Moldafix Telanipo- Alicate de corte- Linha de Pesponto Gütermann- Pincel nº 12- Tesoura- Palito de churrasco- Pistilos Passo a passo: 1- Estender a juta sobre uma base e pincelar o moldafix sobre a área desejada. 2- Deixe secar e pincele também o verso. 3- Depois de seco recortar as pétalas e as folhas conforme os moldes.4- Cortar o arame para fazer o caule no dobro do tamanho desejado.5- Moldar as pétalas na palma da mão e enrolar as bordas com o palito.6- Dobre o arame ao meio e faça um pequeno anzol numa das extremidades.7- Inicie a montagem da rosa, prendendo os pistilos com a linha de pesponto e comece a distribuir as pétalas iniciando pelas pequenas, depois às médias e por último as grandes. Sempre prendendo com a linha de pesponto.8- Dê início ao acabamento posicionando as folhas ao cálice da rosa prendendo uma a uma com o pesponto. 9- Com a fita floral, cubra todo o cálice e vá enrolando a fita até o final do caule.10- Crie o movimento que desejar para suas flores.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

PASSO A PASSO MURAL COLOR MARCHETARIA

Material Marchetaria Fácil Mural Color Peça ou caixa de madeira ou MDF Cola Branca de boa qualidade (à base de PVA) Pincel de cerdas chato para cola Trincha de cerdas macias (para verniz) Folha de lixa grão 100, 150 e 220 Verniz Fosco Mural Color Fita Crepe Estilete Bucha de pia (Scotch Brite) Cera microcristal ou Diluente Sólido Mural Color 1Escolha uma peça ou caixa de madeira com tamanho proporcional às medidas da lâmina de madeira. 2Lixe toda a peça que receberá a marchetaria fácil com uma lixa (grão 150). 3Meça a marchetaria fácil e a peça para fazer um primeiro corte que facilite centralizar o desenho na hora da aplicação. Caso a marchetaria fácil seja menor que a superfície a ser revestida, utilize fita crepe para unir mais marchetaria fácil. 4Aplique cola à base de PVA com um pincel chato na marchetaria fácil (no lado sem fita crepe) e na superfície que receberá o revestimento (madeira ou caixa de MDF). (Como a foto 1). Aguarde por duas horas (ou mais), até que a cola seque totalmente. Obs.: Isto é importante para evitar rachaduras. 5Coloque a marchetaria fácil sobre a madeira com a fita crepe, virada para cima. (Como a foto 2).Cubra com uma folha de papel a marchetaria fácil, este procedimento evita que a madeira queime ou escureça. 6Com um ferro de passar roupa (sem vapor e na posição 1 ou 2) pressione a marchetaria sobre a madeira, com um pouco mais de pressão e tempo que se utiliza para passa roupas grossas; evite aplicar muito calor ou prolongar a aplicação, para que a marchetaria fácil não rache. (Como a foto 3). Obs.: Repasse uma vez mais na bordas. 7Retire a fita crepe (Como a foto 4). Se necessário, limpe os resíduos de cola da fita com aguarás ou thinner. 8Corte com estilete as sobras da marchetaria fácil (como a foto 5). Conheça osmodelos disponíveis: 9Lixe com uma lixa grossa (grão 100) e depois com a fina (grão 150). (Como foto 6). 10Aplique com pincel macio, de 3 a 4 camadas de Verniz Fosco Color; espere secar bem e lixe (grão 220) entre uma demão e outra. (Como a foto 7). 11Quando o verniz estiver seco, escove bem com o lado verde de uma bucha para lavar louças (Scotch Brite), até que a superfície fique lisa e nivelada, eliminando as marcas do pincel (Como foto 8). 12Aplique cera Microcristal ou Diluente Sólido Mural Color espere secar por 20 minutos. 13Lustre com um pano ou flanela seca.

MARCHETARIA

RETIRADO DO SITE DA SOLIARTE(AO LADO TEM LINK PARA ELE) Marchetaria é o trabalho em madeira que consiste em incrustar, embutir ou aplicar peças recortadas de madeira, marfim, metal e de outros materiais de diversas cores sobre peça de marcenaria, formando desenhos variados. O kit soliarte de marchetaria utiliza a técnica geométrica: recorte de motivos geométricos para revestimento de móveis e objetos de madeira. Lâminas de madeira As lâminas de madeira são cortes, em espessura extremamente fina, feitos em troncos de árvores cozidos ou em composto (em cuja composição entra a própria madeira que será, em termos, copiada). Praticamente todos os móveis e peças em madeira recebem um acabamento com essas lâminas, e cada vez mais se usa a lâmina originada de compostos devido a largura e perfeição da massa. A lâminas mais caras são as obtidas da raiz da árvore, a rádica, imperfeita por apresentar furos e de preço elevadíssimo. As lâminas de rádica também estão sendo produzidas a partir de compostos. A melhor imitação da rádica, natural é claro, é a imbuia crespa. A Itália sempre foi o grande produtor de lâminas, com grande qualidade. São fábricas imensas com uma alta produção e que atende o mundo todo, principalmente o mercado americano. A soliarte está vendendo os laminados compostos provenientes, em sua maioria, da China. Cabe ressaltar, que as lâminas de Mogno estão em falta no mercado devido a proibição da derrubada dessas árvores de grande porte, com fiscalização rigorosa. Dicas básicas de Marchetaria Como cortar e preparar tiras marchetadas Para cortar no sentido dos veios da lâmina é só utilizar um estilete de qualidade, com o auxílio de uma régua (melhor de aço). O problema é cortar no sentido contrário dos veios, pois com facilidade pode-se estragar ou quebrar a lâmina. A solução é utilizar fita crepe para proteger a placa, como na foto ao lado. Coloque a fita crepe sempre do lado direito da lâmina, ou seja, o que não será colado (o mais liso).Corte sempre com muito cuidado passando o estilete por duas ou 3 vezes sobre a placa, sem aplicar muita força.Segure a régua com firmeza.
Cuidado para não se cortar com o estilete.Quando terminar de cortar não esqueça de proteger a lâmina de corte do estilete. O que embeleza um trabalho de marchetaria são os detalhes, conhecidos como molduras, aplicados nas peças. Utilize lâminas de várias qualidades de madeira para fazer os detalhes. Em nosso kit você utilizará mogno e figueira branca. Corte várias tiras de 1 cm de largura no sentido dos veios, colando-as lado a lado sobre fita crepe. Após colar na fita crepe, tenha muita cautela ao cortar as tiras, com largura de 1cm. Passe o estilete várias vezes para cortar, sem quebrar, os pedaços das lâminas (quadradinhos mesclados). Serão produzidas várias tiras marchetadas. Se sobrar, guarde para utilizar em trabalhos futuros. Para colar: Utilize cola branca para madeira ou cola de contato. A mais usada é a cola de contato. Para colar radica ou imbuia crespa, por ex., utilize cola de contato a base de água. Móveis populares de fabricação moderna em série Grandes empresas revendedoras de móveis e produtos populares automatizaram a produção, diminuindo custos e simplificando a produção dos móveis e peças em madeira. A partir de equipamentos fabricados na Itália, principalmente, uma linha de montagem produz em série. A qualidade é menor, ou seja, são peças com durabilidade curta. O corte das madeiras (aglomerados) é totalmente feito em máquinas. Os laminados não passam de papéis especiais com o desenho de inúmeras madeiras nobres e linheiro. Os "papéis" são colados nos aglomerados, se assim o podemos dizer, e a proteção depende de vernizes de alto poder de cobertura e resistência. Outra opção utilizada são as modernas impressoras que imprimem em madeira os variados tipos de veios. Tudo automatizado. Curiosidades sobre madeiras Mogno Brasileiro (Brazilian Mahogany) - Swietenia macrophylla (foto ao lado)É uma árvore presente em grande parte da Floresta amazônica, Mato Grosso e Goiás, atingindo aproximadamente 40 metros de altura. Seu crescimento é rápido. A cor da sua madeira tem coloração pardo - avermelhada. É utilizada principalmente na produção de móveis e trabalhos artesanais. Suas lâminas são de cor exuberante. Existem diversos tipos de madeira, começando na balsa que é super leve (aeromodelismo) até madeiras duras que servem de base para casas de madeira. No artesanato você pode trabalhar com qualquer tipo de madeira, que se adeqüe ao seu projeto. O preço da madeira é o que normalmente ajuda a definir, nem sempre podemos usar a madeira desejada. A palavra madeira designa toda parte que assume forma lenhosa numa árvore, seja no tronco, raiz ou ramos. Existem duas classificações para as madeiras:Madeira de lei - dura e resistente. Pode ser exposta às intempéries. (álamo, carvalho, faia, nogueira, olmeiro). Nas regiões tropicais acaju, andiroba, jacarandá, louro, mogno;Madeira mole (branda) - abeto, araucária, cipreste, pinheiro. Existem madeiras moles que apresentam dureza maior que as duras. Jenipapeiro (Marmaladebox Genip) - Genipa americana - Árvore baixa ( 14 metros de altura) e grossa, nativa do Brasil. A madeira clara é utilizada na produção de móveis, raquetes e esculturas. Jacarandá mimoso (Carob Wood) - Jacarandá mimosaefolia - Crescimento rápido atingindo até 15 metros de altura. Na primavera e verão fica recoberta de flores arroxeadas. Sua madeira é utilizada na produção de móveis e trabalhos em torno. Jacarandá da Bahia (Brazilian Rose Wood) - Dalbergia Nigra - Atinge até 12 metros de altura. É uma das espécies de lei mais apreciadas. Sua madeira é resistente, sendo utilizada na produção de cabos de faca, escovas, móveis de luxo e pianos. Ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha) - Árvore símbolo do Brasil. Sua toras atingem de 8 a 10 metros de comprimento. É muito resistente ao ataque de cupins. Não é árvore de madeira de lei. É utilizada em madeiramento de carrocerias e tacos para assoalhos. A grande variedade disponível de tipos e cores de madeira, desde o marfim que é clara até o negro acetinado da castanheira e do ébano, podem ser utilizadas para entalhe com resultados formidáveis. O entalhe é uma arte amplamente conhecida. Ferramentas básicas: faca, goivas e formão.

TUDO SOBRE DECOUPAGEM

ACHEI ESTE "TRATADO" SOBRE DECOUPAGEM NA NET O SITE DE ONDE TIREI FOI www.soliarte.com.br ,quem deu as valiosas explicações foi o J da Soliarte Como fazer Definição: Arte de revestir com gravuras. A palavra de origem francesa "découpage" (existe controvérsia) significa recortar gravuras de papel e com estas revestir superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido. A Découpage é uma técnica muito interessante e com possibilidades infinitas de figuras ou recortes que você aplica no objeto dando um acabamento maravilhoso e que bem feito encanta. A base normalmente são objetos feitos em lâminas de pinho, papelão, madeira pinus ou MDF, Duratex, tecidos, superfícies metálicas, vidro, velas, etc . As malas produzidas em Duratex ficam lindas quando decoradas com rótulos ou etiquetas antigas. As figuras podem ser recortadas de papéis de várias gramaturas, guardanapos, adesivos e decalques. Os papéis mais utilizados são os importados da Itália e Austrália. Os papéis produzidos no Brasil têm textura diferente dos importados. Os papéis brasileiros apresentam figuras muito bem elaboradas, alguns assinados por artistas de renome. A Soliarte revende os papéis Daiara, Déia & Fabi, Pintando e Bordando e Toke & Crie. As figuras pré-recortadas importadas são lindas e selecionamos alguns modelos, que estão a venda em nosso site. Existem dois períodos na prática da découpage. No primeiro período os produtores de peças em Découpage tinham que se virar para aplicar os recortes e no acabamento um bom verniz sempre ajudava na proteção final. Com o aumento da utilização dos guardanapos houve a necessidade de produtos (colas especiais) para aplicação e proteção. Surge então o segundo período da découpage onde as colas especiais se tornaram produtos indispensáveis na elaboração de produtos de qualidade. Interessante é a história dos guardanapos. Conta o consultor Dalilo, especialista em guardanapos de primeira linha, que os guardanapos eram produzidos (principalmente na Alemanha e Holanda) para mesa posta, fazendo às vezes uma composição com pratos, xícaras, etc. Um detalhe muito importante, e por exigência dos consumidores mundo afora, é que os guardanapos produzidos na Europa são coloridos com corantes naturais a base d’água para serem levados à boca. Os artesãos começaram a utilizar o guardanapo no artesanato por sua textura (utiliza-se somente uma das 3 folhas do guardanapo) que facilitava a penetração da cola permeando o guardanapo no objeto a ser decorado. Rapidamente os fabricantes de material para artesanato desenvolveram colas especiais que permitiram a aplicação também em tecidos (podendo ser lavados até em máquinas) e vasos que depois poderão ficar expostos às intempéries. Os fabricantes ficaram deslumbrados com a nova utilização do produto e aumentaram consideravelmente sua produção. A maior surpresa para os fabricantes foi a grande exportação dos guardanapos para o hemisfério sul, que não utiliza esses guardanapos para mesa posta e sim firmemente no artesanato. Material básico: ••••••••••• Peça ou objeto produzido em madeira ou MDF, lâmina de madeira (pinho), papelão paraná, tecido, vidro, porcelana ou cerâmica; Fundo sintético nivelador ou laca;Tinta PVA ou acrílica (os fabricantes de tintas recomendam o Esmalte sintético (principalmente à base d’água); Os artesãos utilizam PVA; Um bom pincel; Cola branca, Mod Podge, goma laca, termolina (Resina), Cola para découpage Mural ou gel para découpage; Massa Daiara e boleador para trabalhos em 3D; Papel especial para découpage, papel seda para découpage, guardanapo, decalque, adesivo e até recortes de papéis para presente. As cópias xerox são utilizadas, neste caso deve-se atentar aos direitos de arte e impressão. Uma opção interessante é a colagem de tecidos (usados normalmente na técnica Patchwork); Rolo de espuma ou rolete para découpage; Tesoura; Verniz à base d’água para proteção e acabamento final do produto O Projeto Em qualquer atividade de produção existe uma das etapas, o projeto, fundamental para que o produto final tenha aceitação pelo público e qualidade inconteste. Nesta fase inicial você deverá sacar o que o mercado espera, a possibilidade de lançamento de um produto diferenciado e que o trabalho final esteja próximo da perfeição. Apesar de termos normalmente sobras de tinta e de recortes para découpage, no projeto tome muito cuidado, pois ao querer utilizar as sobras você poderá prejudicar o objeto projetado. É claro, que devemos utilizar as sobras, porém com muita parcimônia. Custo Em qualquer projeto considere com muito cuidado os custos que serão repassados aos clientes. Como às vezes o número de peças encomendadas é elevado você não terá estoque das mesmas. Como os fabricantes, principalmente de MDF e distribuidores de Pinus, trabalham com o preço em dólar, e considerando suas vendas para o exterior, os preços sobem toda semana, o que será repassado pelos fabricantes das peças de madeira. Os outros itens também. No caso dos guardanapos nem sempre os importadores têm reposição garantida dos motivos. Preparação da peça ou objeto onde será feita a Découpage Aplicação em paredes (faixas), vasos (exposição em área externa - intempéries), vidros, velas e metal A aplicação do recorte deverá ser feita em parede e vasos já com pintura final. Nos vidros e metais você poderá aplicar tinta e depois os recortes, retire a gordura dos objetos antes da découpage. Aplicação em peça de madeira A preparação da madeira pode ser feita de vários modos. No caso de pinturas mais simples os maiores fabricantes de tinta recomendam utilizar como base um fundo sintético nivelador. Porém, o mercado consumidor utiliza a base para artesanato ou PVA. E funciona bem.Preparação da peça:1º - Ao comprar a peça de madeira faça uma seleção procurando as mais perfeitas, pois o tempo que se perde para acertar é grande;2º - Elimine todas as imperfeições da peça, utilizando massa F12 ou Sayerlack ou cola com serragem;3º - Após a secagem da massa, lixe a peça de madeira que servirá de superfície para a découpage (é muito importante que esta etapa seja perfeita);4º - Para um acabamento profissional utilize o Fundo Sintético nivelador para Madeiras na madeira crua ou MDF;5º - Pinte com Tinta PVA ou Acrílica, na tonalidade desejada (pode ser uma pátina, envelhecimento ou qualquer outra técnica de pintura). Entre cada demão passe de leve a lixa fina ou esponja Scoth Brite;6º - Deixe secar. Aplicação em malas de Duratex Você poderá pintar o Duratex na cor desejada ou envelhecer o mesmo. Se quiser utilize o estado natural do Duratex. Na pintura do Duratex utize os métodos de pintura em Madeira. Caso somente aplique os selos ou imagens proteja com verniz ao final do trabalho. Aplicação em Plástico O plástico deverá ser tratado com desengordurante antes de receber pintura. Découpage Usual Hora da decisão: Aplicar papel, papel pré-recortado, adesivo, selos, guardanapo ou decalque? Aplicar um guardanapo inteiro, folha inteira ou recortar a figura? O papel de seda importado da Itália tem uma textura um pouco mais firme que os guardanapos. Uma opção muito utilizada é o decalque (coloque o decalque em água e quando estiver escorregando (solto) encoste a folha base do decalque ao lado do local onde será aplicado, deslizando a figura para o lugar definitivo). Nunca se esqueça de verificar o tamanho exato da peça e confirmar se o recorte está de acordo com o porte da peça. Quando aplicar recortes de folhas de papel a aplicação não requer maiores cuidados, é só colar. No caso dos guardanapos você poderá optar por: utilizar o guardanapo inteiro, metade, um quarto ou recortar a figura. Como os guardanapos vêm com 3 folhas, descarte as 2 folhas brancas. Poderá aplicar o guardanapo dando impressão de amassado ou liso sem bolhas. Esta é a grande vantagem dos guardanapos frente a outros materiais, devido sua porosidade ele se molda à peça, seja madeira ou principalmente tecido. Para uma perfeita aplicação existem vários caminhos, abaixo alguns conselhos: 1- Com um borrifador umedeça o guardanapo e posicione no local, cuidado para não rasgar. Quando estiver liso passe a cola específica para découpage(objetos, tecidos ou uso externo) com um pincel de cerdas macias; 2- Passe a cola específica no local, borrife água para a cola ficar bem diluida e vá acertando o guardanapo com os dedos. O problema das colas é que secam rápido e fica difícil posicionar o guardanapo. 3- Para acertar o posicionamento do guardanapo e evitar bolhas, passe um pincel de cerdas macias, molhando-o sempre em água. É claro, sem exagero. Colagem Na découpage simples você poderá utilizar Cola branca, Goma laca, a conhecida Termolina ou o Gel para découpage Daiara. De todas as colas mais simples (resinas) a termolina é a mais utilizada. Ao aplicar as colas para découpage utilize a menor quantidade possível em cada demão. Com cola branca 1- Dilua a cola branca em um pouco de água; 2- Defina na peça onde será aplicado o recorte (papel ou guardanapo); 3- Passe a cola no local onde será colado o recorte; 4- Aplique o recorte no local onde foi passada a cola evitando a formação de bolhas. Quando a figura for muito grande vá passando a cola aos poucos e aplicando o recorte. No caso de guardanapo use um pincel molhado em água para o mesmo não ficar franzido; 5- Aplicada a figura passe a cola específica para proteger. Com goma laca 1- aplique a goma laca no recorte ou gravura; 2- cole-a começando por uma das laterais. Conforme for colando, pressione levemente a gravura com um pedaço de malha limpa. Com termolina 1- Defina na peça onde será aplicado o recorte (papel ou guardanapo); 2- Passe a termolina no local onde será colado o recorte; 3- Cole o recorte começando por uma das laterais. Conforme for colando borrife água e acerte com pincel levemente umedecido em água. 4- Com a gravura completamente seca, aplique uma demão de termolina e deixe secar. DICA: Se o papel ou guardanapo for muito fino aplique a termolina no papel antes de recortá-lo. Acabamento final O acabamento final básico é com aplicação de verniz para proteger a pintura e as figuras. Recomendamos o Verniz FC (a base d'água) da Fusecolor. Découpage Estilo Na découpage Estilo você utiliza produtos especiais para colagem de guardanapos em tecido. O produto final fica muito bom. Com Gel para découpage da Daiara 1- Defina na peça onde será aplicado o recorte (papel ou guardanapo); 2- Passe o Gel no local onde será colado o recorte; 3- Cole o recorte começando por uma das laterais. Conforme for colando borrife água e acerte com pincel levemente umedecido em água. 4- Com a gravura completamente seca, aplique uma demão do Gel e deixe secar. Com cola para découpage Corfix 1- defina na peça onde será aplicado o recorte (papel ou guardanapo); 2- passe a cola no local onde será colado o recorte; 3- cole o recorte começando por uma das laterais. Conforme for colando borrife água e acerte com pincel levemente umedecido em água. 4- com a gravura completamente seca, aplique uma demão do Gel e deixe secar. Découpage Profissional Para que o seu trabalho tenha qualidade profissional utilize os produtos Mod Podge ou Mural, específicos para trabalhos com guardanapos. Mesmo com papéis você poderá utilizar estes produtos. O grande detalhe destes produtos, quando aplicados em guardanapos, é a qualidade do trabalho final e segurança para os clientes que adquirirem a peça pronta. Existem outros produtos importados similares, porém a soliarte indica a cola Mural e Mod Podge ( a melhor cola para découpage do mercado mundial). Cuidados na utilização da Cola para découpage Mural ou Mod Podge 1-Sempre utilize a menor quantidade possível do produto na aplicação. Qualquer excesso do produto poderá comprometer o resultado final do trabalho. No caso do guardanapo, este poderá se quebrar (cortar) ou enrugar, entre outros problemas; 2-mantenha o recipiente fechado depois de cada uso; 3-limpe com água enquanto molhado; 4-uma vez seco não poderá ser removido. Découpage em tecidos 1- Lave e seque o tecido, antes de utilizá-lo (retira a goma); deixe o tecido esticado em base lisa que se solte fácilmente caso a cola passe pelos poros do tecido; 2- Aplique a Mod Podge (rótulo azul) ou Cola para découpage Mural (rótulo azul) diretamente sobre a área desejada, não precisa aplicar no guardanapo. Aplique uma camada muito fina, não exagere – o excesso no caso da Mural poderá amarelar o tecido; 3- Umedeça a cola e posiciose o guardanapo sobre o tecido alisando delicadamente. Utilize um pincel levemente umedecido para deixá-lo sem bolhas; 4- Aguarde a secagem; 5- Aplique 1 ou mais camadas de Mod Podge ou Cola Mural suavemente com um pincel de cerdas macias. Entre uma camada e outra deixe secar por 1 hora; 6- Lave o pincel e o rolinho para pintura em água, após as aplicações), para não endurecer; 7- Após 72 horas poderá ser lavado na máquina (água fria e ciclo delicado). Découpage em madeira 1- A madeira deverá estar com acabamento final (pintada ou envernizada);2- escolha o Mod Podge brilhante (rótulo vermelho) ou fosco (rótulo amarelo) ou Cola para découpage Mural (rótulo amarelo), conforme o acabamento desejado; 3- com um pincel macio aplique uma camada de Mod Podge ou Cola Mural sobre a superfície, uma camada fina sem excessos, onde será aplicado o guardanapo. Borrife água sobre a cola para deixá-la mais diluida; 4- aplique o guardanapo na posição desejada, alisando para eliminar eventuais bolhas de ar, delicadamente. Utilize um pincel levemente umedecido para deixá-lo sem bolhas. Poderá ser utilizado o rolete para découpage; 5- após a secagem, aplique sobre a figura uma camada fina de Mod Podge ou Cola Mural, e deixe secar; 6- lave o pincel e o rolinho para pintura em água, (após as aplicações), para não endurecer; 7- aplique 1 ou mais camadas de Mod Podge ou Cola Mural suavemente com um pincel de cerdas macias. Entre uma camada e outra deixe secar por 1 hora; 8- após 72 horas poderá ser lavado na máquina (água fria e ciclo delicado); 9- seladora: aplique uma camada fina de Mod Podge e deixe secar por 15 a 20 minutos; 10- acabamento texturizado: aplique uma camada espessa de Mod Podge, imitando pinceladas artísticas ou batidas de esponja; 11- acabamento espesso: aplique no mínimo 5 camadas de Mod Podge sobre o guardanapo já colado. Deixe secar de 15 a 20 minutos entre cada camada. Molhe uma lixa 400 em água e passe até ficar liso. Limpe com pano úmido. Caso deseje, aplique mais camadas e lixe novamente. Para uma melhor conservação, aplique selador acrílico claro em cima do Mod Podge seco; O acabamento final básico é com aplicação de verniz para proteger a pintura e as figuras. Recomendamos o Verniz FC (a base d'água) da Fusecolor. Découpage em objetos que ficarão sujeitos às intempéries (vasos, paredes, alumínio, etc.) 1- o ideal é aplicar após a pintura do objeto. Se for pintura antiga limpe com cuidado retirando a gordura; 2- aplique a Mod Podge (rótulo verde) ou Cola para découpage Mural (rótulo verde) diretamente sobre a área desejada, não precisa aplicar no guardanapo. Aplique uma camada muito fina, não exagere; 3- posicione o guardanapo sobre o local onde foi passada a cola e alise delicadamente para retirar eventuais bolhas de ar. Utilize um pincel levemente umedecido para deixá-lo sem bolhas; 4- aguarde a secagem; 5- aplique 1 ou mais camadas de Mod Podge ou Cola Mural suavemente com um pincel de cerdas macias. Entre uma camada e outra deixe secar por 1 hora; 6- lave o pincel e o rolinho para pintura em água, (após as aplicações), para não endurecer; 7- após 72 horas o objeto poderá ficar sujeito às intempéries. Découpage em diversas superfícies 1- escolha o Mod Podge brilhante ou fosco ou a Cola para découpage Mural (rótulo amarelo), conforme o acabamento desejado; 2- cola: com um pincel aplique uma camada de Mod Podge sobre a superfície, de preferência uma camada fina, sem excessos. Coloque o guardanapo na posição desejada e alise as bolhas de ar delicadamente. Após a secagem aplique sobre a figura uma camada fina de Mod Podge e deixe secar; 3- lave o pincel e o rolinho para pintura em água, (após as aplicações), para não endurecer; 4- após 72 horas o objeto poderá ficar sujeito às intempéries. 5- seladora: aplique uma camada fina de Mod Podge e deixe secar por 15 a 20 minutos; 6- acabamento texturizado: aplique uma camada espessa de Mod Podge, imitando pinceladas artísticas ou batidas de esponja; 7- acabamento espesso: aplique no mínimo 5 camadas de Mod Podge sobre o guardanapo já colado. Deixe secar de 15 a 20 minutos entre cada camada. Molhe uma lixa 400 em água e passe até ficar liso. Limpe com pano úmido. Caso deseje, aplique mais camadas e lixe novamente. Para uma melhor conservação, aplique selador acrílico claro em cima do Mod Podge seco. Conservador de quebra-cabeça: coloque 2 a 3 folhas de jornal em baixo do quebra-cabeça já montado para proteger a superfície. Aplique Mod Podge uniformemente em cima do quebra-cabeça. Esteja seguro de que o cobriu completamente e deixe secar. Para uma proteção extra, aplique camadas adicionais na parte da frente e atrás do quebra-cabeça. Découpagem em 3D Esta técnica é muito interessante, porém deve ser utilizada com parcimônia. Ela se baseia na aplicação do mesmo motivo em partes dando a impressão de profundidade. Vendemos os materiais da Daiara específicos para este fim. Esses materiais são fundamentais para aplicação desta técnica. Os papéis da Daiara também ajudam bastante, pois já vem com marcação. É importante utilizar o passo a passo da Iara, à venda na Soliarte. Dúvidas básicas poderemos tirar por e-mail. Découpagem em vidros A découpage em vidros substitui a pintura, que precisa de tintas especiais. Um problema na aplicação de guardanapo é quanto ao fundo, pois aplicando a folha principal do guardanapo não temos o fundo, ela perde seu colorido. Assim é necessário dar uma mão de prime ou tinta branca (esmalte para vidro). Como o esmalte para vidro pode sair com a água o ideal é deixar um pequeno espaço em volta da região (nos moldes da figura a ser colada) para que a Mod Podge ou Mural (rótulos verde) seja aplicado com qualidade e tenha durabilidade. Quando utilizar pré-recortado ou um papel você poderá aplicar diretamente no vidro. Os pratos decorativos em vidro predominam nas obras de todos os "decoupeurs" (http://www.decoupage.org/gallery.asp). Fica como observação a necessidade de extremo bom gosto e refinada técnica na aplicação em pratos transparentes. Abrimos este espaço para que os visitantes de nosso site nos enviem informações técnicas sobre a aplicação de découpage em pratos para que fiquem lindos, macios e o papéis ou guardanapos aplicados imperceptíveis. ٠٠ O ideal é aplicar após a pintura do objeto. Se for pintura antiga limpe com cuidado retirando a gordura; No caso de guardanapo aplique um fundo branco deixando uma pequena borda na área onde será aplicado; 1- utilize um dos vidros importados da Itália à venda na Loja Jarinu da Soliarte. O fechamento dos vidros é hermético; 2- posicione o guardanapo pelo lado de dentro do vidro para saber a área exata para aplicar o fundo ou a cola Mural ou Mod Podge; 3- aplique a Mod Podge (rótulo verde) ou Cola para découpage Mural (rótulo verde) diretamente sobre a área desejada, não precisa aplicar no guardanapo. Aplique uma camada muito fina, não exagere. Quando utilizado o fundo passe a cola sobre o fundo; 4- posicione o guardanapo sobre o local onde foi passada a cola e alise delicadamente para retirar eventuais bolhas de ar. Utilize um pincel levemente umedecido para deixá-lo sem bolhas; 5- aguarde a secagem; 6- aplique 1 ou mais camadas de Mod Podge ou Cola Mural suavemente com um pincel de cerdas macias. Entre uma camada e outra deixe secar por 1 hora; 7- lave o pincel e o rolinho para pintura em água, (após as aplicações), para não endurecer; 8- após 72 horas o objeto poderá ficar sujeito às intempéries. Découpagem em plástico Sempre faça um projeto antes da colagem final dos pré-recortados ou outro material;A aplicação também é feita no papel que traz os números do relógio. Analise bem antes da consecução do trabalho. No relógio acima você acredita que houve exagero na aplicação dos pré-recortados? O que seria mais lógico, aplicar somente uma figura deixando o fundo do relógio mais limpo?Verifique agora as bordas do relógio. Foram aplicadas figuras pequenas no lado direito e uma figura bem maior no lado esquerdo. Tente sentir o que um eventual comprador gostaria de comprar. Somente uma figura grande no lado esquerdo? Figuras pequenas somente no lado direito? Figuras pequenas nos dois lados? É muito importante se verificar o que seria do agrado de um possível comprador. Uma figura média (para o tamanho do relógio) ficaria muito bonita quando aplicada no lado direito deixando livre o esquerdo, um trabalho delicado, você concorda? Acabamento interno É importante dar um excelente acabamento interno na peça. Você poderá pintar, colar papel camurça, tecido, lâminas de marchetaria, feltro, aplicar pó de camurça (neste caso deverá ser utilizado equipamento especifico). Dependendo da utilidade da peça a colocação de um espelho internamente daria um charme muito especial, tornando-a mais versátil. Para um acabamento aveludado utilize o Rolomax da Imprimax de veludo (ou camurça)em várias cores. A Soliarte revende este produto. É extremamente fácil de aplicar.Outra opção é fazer uma découpage com guardanapos internamente. A Soliarte comercializa alguns modelos de guardanapos para este fim. Com os produtos Mural ou Mod Podge o acabamento interno ficará 10. Nova aventura do Jota da soliarte Criei coragem e me aventurei na découpage. Sempre gostei dos trabalhos em découpage feitos com extrema qualidade. Como revendemos produtos para découpage, além da aventura, me senti obrigado a fazer o trabalho para sentir na pele a dificuldade e o que é necessário para o bom trabalho. Revendemos uma bandeja muito bonita e para minha surpresa era do tamanho de um guardanapo inteiro. Comecei a sonhar com a bandeja e como todo iniciante me considerei o tal, decidi começar aplicando um guardanapo inteiro sem recortar. Faltava o guardanapo. Recebemos uma encomenda de guardanapos e lá estava ele. Uma paisagem com cogumelos, muito bonita.Até descobrir o guardanapo fomos testando tintas na bandeja (fundo branco). Depois uma tinta argentina na cor amarelão, um pintava na vertical, outro na horizontal... Eu também dei minhas pinceladas na bandeja. Uma cliente deu a idéia e aplicamos vela na peça (exceto no fundo onde seria aplicado o guardanapo) e depois glaze. Ficou razoável, porém nunca se esqueça que somente uma pessoa deve pintar a peça e sempre no mesmo sentido. O pincel utilizado deve ser de primeira qualidade para um trabalho impar, além do prazer que proporciona. Aliado a uma boa tinta não dá vontade de parar. Entre as demãos passe de leve uma Scoth Brite.Para um trabalho profissional utilizei o Mod Podge rótulo amarelo. Esperto, passei o Mod Podge em todo o fundo da bandeja. Peguei a primeira folha do guardanapo posicionando-o em uma das laterais certinho e comecei a colá-lo. No início foi beleza. Após colar 40% do guardanapo ele começou a ficar um pouco maior, como que dilatando. O desespero foi total, pois ainda tinha metade do guardanapo para colar e como voltar para trás? A única saída foi prosseguir. No final sobrou 3 mm de guardanapo nas laterais. A saída, e confesso não tinha outra opção, foi deixar um pouco franzido. Após secar passei outra demão da cola Mod Podge. Para acabamento final passei o Verniz FC à base d’água. A peça está em nossa Loja de Jarinu, pois é utilizada antes de qualquer explicação sobre découpage. Começamos, verifique este trabalho, não é assim que se deve iniciar na técnica découpage... Alguns clientes perguntam se a idéia inicial era usar a técnica onde se amassa o guardanapo. O interessante é que alguns amigos elogiam o trabalho. Claro que é para manter a amizade... Qual foi o erro? Sempre que for aplicar metade de um guardanapo ou guardanapo inteiro, passe a cola em toda a área onde será fixado e borrife água. Posicione o guardanapo aos poucos e repetindo o que já dissemos vá acertando com um pincel levemente umedecido. Aqui existe controvérsia, uns dizem para começar a partir do meio da peça e outros que comece de uma das laterais. Lição: Nunca pense grande, comece sempre com pequenos trabalhos se adaptando aos poucos à técnica. Outra observação que relembro: nunca venda as primeiras peças.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

BANDEIJA COM FILIGRANA

EMBORA PAREÇA DIFÍCIL É UMA TECNICA RELATIVAMENTE FÁCIL É DE EFEITO LINDISSIMO. MATERIAL: Bandeija em madeira (redonda) tinta acrílica para telas preta, branca azul,rosa é verde Pinceis chatos,redondo língua de gato é chanfrado. Compasso Retardador para tinta acrílica (médium acrílico) Verniz em aerosol. Passo a passo Pintar a bandeija com tinta preta.Deixe secar Fazer um molde,cortando um circuli de papel no tamanho da peça,dobre pelo meio,dobre novamente,repita as dobras por 6 vezes. Desdobre e coloque na bandeija,marcar,marcar as dobras na beirada da bandeija com um giz ou qquer outra coisa que possa sair fácil depois.Com uma régua traçar linhas unindoos pontos marcados para fazer as hastes do desenho.Marcar as linhas curvas como na foto acima,usando o compasso.Com o picel chato é a tinta branca misturada com o retardador,fazer os traços delimitando as hastes do desenho,Completar as pétalas com linhas usando o pincel chanfrado,Fazer linhas finas contornando o desenho.Completar o desenho com linhas curvas é pontos.Fazer detalhes do centro do desenho é completar co pinceladas,usando o língua de gato.Decorar com motivos florais a borda da bandeija . Depois de tudo seco aplicar verniz spray Artesã: Luz Ángela Vera

FALSA MARQUETARIA

Material: Fita crepe Estilete Risco. Carbono verde ou outra cor clara. Tinta acrílica cor ocre,siena queimada, sombra queimada, siena natural,preto é branco envelhecido(estas tintas são as acrílicas para tela) Médium acrílico para deixar as tinta mais ralas (glaze) Verniz acrílico brilhante.Uma mesinha em madeira ou mdf ou qualquer outro objeto que queira
Passo a passo. Prepare a madeira,passando o acrílico ocre 2 vezes obedecendo o tempo de secagem ente as mãos..colocar o desenho e proteger com a fita todo o desenho,neste caso as flores, folhas e o centro da mesa.Com a tinta siena queimada é um pincel velho fazer pinceladas da margem do desenho ate a borda deixando marcas veja na foto.Deixe secar ,Pinte o o centro com pinceladas continuas com a cor sombra tostada,misturada a um pouquinho de preto.Deixe secar bem é retire a fita onde estava o risco protegido.com o pincel chanfrado pintar as pétalas com o branco antigo, as folhas com siena tostada,deixando marcada as pinceladas.Com o pincel filete, filetar todos os contornos do desenho. Deixe secar bem é termine com verniz brilhante. Observação em todas as tintas se usa o médio acrílico para que de transparência a pintura,é apareça as pinceladas