PASSO A PASSO E DICAS CONDOR



Dica: Cuidado e conservação dos pincéis

A dica de hoje não vem explicar sobre o uso ou formato de nenhum pincel, mas sim, contar para vocês como cuidar melhor de todos os seus pincéis, e assim,  aumentar a durabilidade deles e a sua economia!
Vamos explicar um pouquinho sobre a estrutura do pincel, e contar como eles podem ser conservados e utilizados por mais tempo. São cuidados básicos, mas que se tomados sempre, garantem que seu material de trabalho dure muito mais tempo! E claro que a Condor tem os acessórios mais indicados para ajudar nesses cuidados, e que facilitam a conservação dos pincéis: o tanquinho, o limpa pincéis, o godê e o suporte para pincéis!
Todos nós sabemos que é muito importante lavar muito o pincel depois de cada uso, para que ele não tenha as cerdas endurecidas e torne a pintura mais difícil e menos uniforme.Mas qual a melhor forma de fazer essa limpeza?
Os pincéis podem ter cerdas naturais ou sintéticas. Os pincéis de filamento sintético requerem alguns cuidados adicionais, mas você pode empregar todos os cuidados aos pincéis de cerdas naturais também, eles agradecem! As principais diferenças no comportamento das cerdas naturais e dos filamentos sintéticos é algo que se chama memória estrutural: as cerdas naturais conseguem ‘lembrar’ do formato original delas, e voltar a ele, enquanto o filamento sintético não tem essa capacidade. Por isso é comum que os pincéis de filamento ‘abram’ quando temos o costume de limpá-los batendo as cerdas no fundo de nosso recipiente de limpeza, que geralmente é uma latinha ou vidro.E aí entra o nosso querido tanquinho!
O tanquinho é divido em dois lados, pra facilitar o nosso trabalho: você deve colocar água nas duas metades dele, mas sem ultrapassar a divisão do meio, assim a água de um lado não tem contato com a do outro. O lado com a superfície de limpeza no fundo deve ser utilizado para limpar os pincéis, sempre com movimentos laterais, e não de batidinhas. Já o lado de suporte deve ser utilizado como descanso para os pincéis que não puderem ser bem limpos na hora ou que ainda serão utilizados. Lembre-se sempre de tirar o excesso de tinta do pincel com um paninho ou papel antes de limpar o pincel com água, assim você consegue utilizar a mesma água por mais tempo – o planeta agradece! Depois de limpar o pincel, você pode colocá-lo no suporte na lateral do tanquinho, para que seque sem pressão nas cerdas, e assim, mantenha seu formato correto.


Mas como fazer quando a tinta é mais difícil de ser removida do pincel, como a látex, ou a tinta a óleo? Que vemos aquela linha de tinta colorida na base das cerdas, bem próxima à virola [a parte metálica do pincel]? Nessa hora, contamos com o super limpa pincéis: ele tem uma superfície que foi projetada para fazer uma limpeza profunda em todo tipo de cerda, sem danificar o pincel. Para fazer a limpeza de modo correto, você deve pressionar as cerdas com movimentos laterais – de novo, sem batidinhas! – e não precisa ter medo de pressionar, para que os ‘montinhos’ do limpa pincéis façam o trabalho direitinho.


Depois de terminar a limpeza, é só deixar o pincel secar sem pressão nas cerdas: coloque-o para secar em pé, no suporte para pincéis, na lateral do tanquinho, sempre com as cerdas para cima ou na posição horizontal, nunca dentro de recipientes com as cerdas voltadas para baixo, para que ele não perca seu formato. Se o pincel estiver com as cerdas abertas, você pode e deve modelar ele com as pontas dos dedos, juntando as cerdas ainda molhadas e colocando elas na posição original, para que as cerdas sequem na posição correta.


O último acessório que vamos apresentar hoje pode não estar ligado diretamente à conservação do pincel, mas ele torna a pintura mais prática, além de ajudar na economia de tinta/médium: o godê!
O godê facilita a carga de tinta no pincel, e  a visualização de todas as cores a serem utilizadas na pintura. Além disso, ele evita um problema muito comum para todos que têm o costume de utilizar a tampa dos vidros de tinta para carregar os pincéis durante a pintura: a secagem de toda a tinta do vidro! Como ele fica aberto durante toda a pintura, com o tempo toda a tinta vai secando, por estar desprotegida. Abastecendo o godê aos poucos, você evita o desperdício, além de tornar a pintura muito mais prática!

Outras dicas importantíssimas para que seus pincéis durem mais:
- Compre sempre o pincel no formato e tamanho que precisa! Muita gente tem o costume de cortar as cerdas do pincel para que ele fique no formato e tamanho que precisa usar, ao invés de procurar o pincel ‘pronto’. A Condor oferece uma infinidade de formatos e tamanhos diferentes, o que poupa esse trabalho do corte, e garante que os pincéis durem mais. Cortando as cerdas você modifica completamente a estrutura dele, e assim, perde precisão, durabilidade e suavidade nas pinceladas – sabe aqueles riscos na pintura? Um pincel com cerdas cortadas tem muito mais chance de causar esse tipo de defeito em suas peças.
- Não corte o cabo do pincel! Nós temos disponíveis pincéis com cabos longos, ideais para pinturas que são feitas de uma distância maior, como pintura em tela, e os pincéis com cabos curtos, ideais para pinturas mais próximas e precisas. Os cabos dos pincéis são projetados para dar estabilidade à pintura, e com o corte deles você perde a precisão das pinceladas.
- Não deixe os pincéis ‘de molho’. A virola do pincel é metálica, e se você deixar ele de molho, além de correr o risco de danificar as cerdas, ainda pode enferrujar a virola. Ou, se a água chegar até o cabo, a madeira pode inchar e ficar bamba. Sempre limpe os pincéis logo após o uso: é mais fácil e garante uma durabilidade maior de seus pincéis!

Aproveitando essas dicas, você mantém seus pincéis novos por muito mais tempo!

  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut




Passo a passo do mês: Estampa Floral

Julho, férias, crianças em casa… porque não colocar as crianças para fazer arte junto com você? O passo a passo do mês traz uma ótima idéia de passatempo para as crianças, e ainda te dá a oportunidade de ganhar um super kit Condor!
A sugestão do mês é a Estampa Floral:

Todo mês vamos trazer uma técnica especial, com um passo a passo e risco para confecção. Com tudo explicadinho e os pincéis sugeridos, é hora de vocês praticarem, colocando a criatividade em ação!

Faça um trabalho com a técnica do passo a passo e mande para a gente!! A Equipe Condor vai julgar os trabalhos e o mais bonito vai ganhar um brinde especial! As regrinhas para esta foto são as mesmas da Galeria: fotos sem marca d’água, e com os pincéis Condor utilizados aparecendo na foto! O email para o envio da foto é o blogpinturacondor@gmail.com.

Você deve usar o mesmo risco, e pode variar nas cores, na composição, no material de base, e os pincéis não precisam ser os indicados - você pode usar qualquer pincel Condor! A indicação mostra com quais pincéis  o resultado seria ideal, mas o trabalho pode ser feito com qualquer um!

Entre os trabalhos lindos que recebemos mês passado, o escolhido para levar o kit Condor desse mês foi o da Mari Zecchini!
Mari, entraremos em contato hoje ainda solicitando seus dados, e vocês tem até o dia 15/07 para responder!

Segue agora o passo a passo da estampa floral… esperamos suas fotos!


Os materiais necessários são:
- Pincel Escolar Condor referência 121 número 14.
- Godê ref. 561.
- Papel branco A4 para aquarela.
- Tinta guache ou aquarela, cores: amarelo, vermelho, magenta e azul.
- Lápis.

Passo a passo:
Em todo o procedimento use a tinta aguada e o pincel levemente umedecido na água.
Lave o pincel na troca de cores.

1- Com o pincel 121 nº 14 pinte alguns círculos com a cor amarela.
02Pinte com o pincel 121 nº 14 outros círculos com a cor vermelha e depois com magenta, deixando pequenos espaços para a última cor em azul.
03- Finalize o preenchimento do papel pintando com o pincel 121 nº 14 os círculos na cor azul.
04- Após a secagem encontre as formas nas cores, nessa proposta de pinceladas em círculos definimos as flores.








O passo a passo de hoje é essa tela de girassol, em fundo mais escuro, para fugir do quase-sempre branco.

Quem nos ensina a técnica das pinceladas é Ana Maria Guimarães, no programa Sabor de Vida, apresentado na Rede Aparecida, no dia 05/06/2012. Vamos ao vídeo?


Para ver a descrição do passo a passo e lista de materiais, é só clicar em “Leia mais”!

Material necessário:
Rolo de Espuma ref. 988/5 cm.
Rolo de Textura Vinil ref. 969/5 cm
Pincel ref. 287 nº 24
Pincel ref. 284 nº 22
Tela painel de 40 x 40 cm.
Tinta Acrílica, cores: violeta, branco, verde musgo, amarelo ouro, vermelho e marrom.
Gel para Matizar


Passo a passo:
01- Prepare a tela com o fundo na cor violeta usando o rolinho de espuma 988.
02- Após a secagem use o rolinho 969 de textura com a cor branca, para fazer a moldura.
03- Pinte as folhas com o pincel 287/24 com carga dupla de verde musgo e branco, matizando o pincel com o gel.
04- Com o pincel 287/24 e a cor verde musgo pinte a haste da flor.
05- Faça as pétalas de cima com o pincel 284/22 com as cores mescladas de amarelo ouro e um toque de vermelho. Carregue antes o pincel com um pouco de gel para matizar.
06- Na sequência use o pincel 284/22 com as cores amarelo ouro e branco para pintar as pétalas sobrepostas.
07- Para fazer o miolo carregue o pincel 287/24 com marrom na ponta mais curta, depois com amarelo e branco na ponta mais longa, em seguida pincele o arco do miolo de cima.
08- Da mesma forma pincele o arco do miolo em baixo.
09- Com o pincel 284/22 com as cores amarelo ouro e branco pincele as pétalas frontais do girassol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário